Conselho Editorial

Home/Conselho Editorial
Conselho Editorial 2017-02-10T11:00:37+00:00

A Resenha da Bolsa contará com um conselho editorial formado por seis profissionais de renome e com longa história de contribuições para a disseminação de conhecimento e para o desenvolvimento dos mercados financeiro e de capitais. Eles irão zelar pela qualidade da publicação, além de fazerem a escolha do melhor artigo publicado na revista para concessão do prêmio anual.

Claudio Haddad
Claudio HaddadPresidente do Conselho Deliberativo do Insper
Presidente do Conselho Deliberativo do Insper e do Conselho do Grupo Ibmec. Membro do Conselho de Administração da BM&FBOVESPA, da Ideal Invest, do Instituto Unibanco, do Hospital Israelita Albert Einstein e presidente do Conselho do Brazil Harvard Office. Foi sócio e diretor superintendente do Banco Garantia, diretor do Banco Central e professor de economia da Escola de Pós-Graduação de Economia da FGV. Engenheiro mecânico e industrial formado pelo Instituto Militar de Engenharia, é Ph.D. em economia pela Universidade de Chicago.
Gustavo Franco
Gustavo FrancoPresidente do Conselho da Rio Bravo Investimentos
É um dos sócios fundadores e presidente do Conselho de Administração da Rio Bravo Investimentos. Participa de diversos conselhos consultivos e de administração. É professor do Departamento de Economia da PUC-Rio. Foi um dos formuladores do Plano Real. Foi secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, diretor e presidente do Banco Central. Tem catorze livros publicados e mais de uma centena de artigos em revistas acadêmicas. Economista pela PUC-Rio, com mestrado em economia pela PUC-Rio e Ph.D. em economia pela Universidade de Harvard.
José Roberto Mendonça de Barros
José Roberto Mendonça de BarrosSócio fundador da MB Associados
Sócio da MB Associados, que fundou em 1978. Membro do Conselho Consultivo da Febraban e dos Conselhos de Administração da BM&FBOVESPA, Frigorífico Minerva, Banco Santander, Grupo O Estado de S. Paulo, Tecnisa e Pão de Açúcar. Desenvolveu e estruturou o Projeto do Novo Mercado. Foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, membro do Comitê Estratégico da Companhia Vale do Rio Doce e professor de economia na USP. Economista pela USP, com doutorado em economia pela USP e pós-doutorado na Universidade de Yale.
Márcio Gomes Pinto Garcia
Márcio Gomes Pinto GarciaProfessor da PUC-Rio
Professor associado do Departamento de Economia da PUC-Rio. Suas áreas de especialização são macroeconomia e finanças, com ênfase em trabalhos empíricos aplicados à economia brasileira. Ocupou a direção e as coordenações de graduação e pós do Departamento de Economia da PUC-Rio. Foi consultor de diversas instituições nacionais e internacionais, como Banco Mundial, BID, CEPAL, FMI, Banco Central, BNDES, Banco do Brasil, BM&FBOVESPA e Anbima. Engenheiro de Produção pela UFRJ, é mestre em economia pela PUC-Rio e Ph.D. em economia pela Universidade de Stanford.
Marcos Eugênio da Silva
Marcos Eugênio da SilvaProfessor da FEA-USP
Professor assistente doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de economia, com ênfase em mercados de derivativos, atuando principalmente em temas como métodos numéricos para precificação e risco de derivativos, geração de números quase-aleatórios de Sobol, simulação de Monte Carlo e Quase-Monte Carlos. É economista formado pela USP, com mestrado e doutorado em economia também pela USP e pós-doutorado na Universidade da Califórnia Berkeley.
Samuel Pessoa
Samuel PessoaPesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV
Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, sócio da consultoria de investimento Reliance e colunista do jornal Folha de S. Paulo, atua na área de crescimento e desenvolvimento econômico, voltado principalmente para as questões relacionadas a taxas, gastos e educação no Brasil. Recebeu o prêmio Haralambos Simeonidis da Anpec de melhor tese de 1995. Está entre as 100 pessoas mais influentes na área econômica brasileira, segundo a revista Forbes Brasil. É físico formado pela USP, mestre em física pela USP e doutor em economia pela USP.